Buscar
Serviços / Abordagem Técnica / Serviços Analíticos / INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS


INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EXECUÇÃO DA ANÁLISE

Identificar as informações necessárias e formatá-las corretamente é uma parte crítica de todo o processo. As informações necessárias para executar esta análise podem ser divididas basicamente em três grupos:

  • Informações exclusivas das estruturas analisadas;
  • Informações referentes ao ambiente (ou ambientes) onde a estrutura se localiza;
  • Informações não exclusivas.

:: Informações exclusivas das estruturas analisadas:

Isto normalmente inclui a população atendida pela rede, os pontos de presença, o número de fontes e destinos de tráfego, os perfis de tráfego, as localizações dos servidores e informações sobre a infraestrutura instalada.

:: Informações referentes ao ambiente onde a estrutura é localizada:

Incluindo os custos de interconexão, os custos do hardware, as possibilidades de interconexão, os custos de pessoal e o sistema tarifário.

:: Informações não exclusivas:

Informações não exclusivas incluem itens tais como perfil de tráfego por tipos de aplicações, custos de interconexão em dadas áreas e tudo que possa ser empregado como uma válida inferência na ausência de dados específicos.

A equipe executando a análise segue a seguinte seqüência: verificar com a corporação e com as fontes de informação no ambiente analisado (PTTs, carriers e hardware vendors) quais dados estão disponíveis. Depois de fazer esta verificação e ter identificado o que falta, temos que considerar o esforço envolvido em conseguir estes dados e comparará-lo com as informações não exclusivas disponíveis. Discutindo com o cliente identificamos quais dados seriam importantes o bastante para justificar medições precisas e quais poderiam ser identificados através de inferências baseadas em informações não exclusivas. Aqui é válido mencionar o fato de que fatores tais como tempo disponível, são decisivos na escolha da estratégia. Qualquer que seja a estratégia adotada, ela é discutida e aprovada pelo cliente.

:: As informações necessárias são:

  • As aplicações e/ou serviços (incluindo perfil de tráfego);
  • As fontes de tráfego (usuários);
  • As destinações de tráfego (data centers & pontos de interesse de voz);
  • Detalhes dos planos de tarifas específicos dos clientes.

Estes são os arquivos que chamamos de informações primárias. Eles são povoados por “nós” (são aqueles demonstrados com uma figura humana no diagrama). Todos os demais arquivos são gerados baseado nas informações contidas nos arquivos primários.